Um sorriso muda tudo


A dor da despedida ainda assolava o coração. O dia parecia tranquilo e nada levava a um sorriso no primeiro feriado pós-férias. O cenário era o de sempre. Nada a fazer a não ser um filminho novo no PC, baixado na madrugada anterior; pipoca de microondas e refrigerantes para ajudar na distração da monotonia. O tempo ocioso e friorento permitia que a preguiça tomasse conta de tudo. Mas, em meio ao tic-tac das horas, tudo parecia predestinado a mudar.
Terapeuticamente músicas não funcionaram, nem o filminho de romance relaxou, nem a pipoca distraíra. Mas, em algumas horas, o encaixe começou a acontecer. As peças vinham sem esforço. O sol empunha-se firme, hasteado no céu. Mais ainda faltava algo pra fechar o quebra-cabeça, para torná-lo completo.
De tão atarefado de ociosidade, mal pode perceber que lhe faltou tempo de alegrar-se, nessa busca de distrair-se.
Alegria era o que faltava, não distração inútil.Conhecidamente já dito, o milagre vem de fora: os de sempre já não mais o fazem acontecer.
Faltava-lhe vontade de sorrir, ou quem sabe ainda falta tempo para tal.Tarefa bem difícil de cumprir, pois o romance já o tinha feito chorar e o videozinho da música de mensagem de auto-ajuda havia remoído um passado doído de missão não cumprida na dura realidade da vida.
O sorriso milagroso era quase impossível e - ao que se via - faltaria mesmo uma peça no quebra-cabeça, ao fim do dia.
Despretensiosamente uma luz invadia o quarto pela fresta da janela, fazendo franzir o rosto. O dia parecia mesmo empacado. Nem o sol, nem o feriado, nem o mundo de gente dentro de casa parecia fazer sentido.
Só mesmo o sobrenatural para remover a placa de baixo estima e baixo astral que havia caído de pára-quedas naquele bendito cômodo. Nada incomum pra quem está acostumado com a magia do inesperado “efeito surpresa”; mas acontece que sempre, ou melhor, nunca se espera por ele. Tudo bem: é só querer o bem e aceitar.
Feito o sorriso. Como que por magia, um simples “urso-irmão-chuco” – um bicho de pelúcia -, tinha-lhe feito gargalhar. Uma imagem bem cômica do “pé grande” abraçando um estimado bichinho infantil tinha saltado-lhe as vistas e o riso fora incontrolável. O vídeo era narrativo e dotado de mensagens escritas que induziam sorrisos espontâneos, mas a visão do gigante cheio de amor com o peludo era provocativamente cômica.Nada mais faltava, tudo mais vinha a acrescentar.
E quem disse que o que nos parece bom é o suficiente? O mais sempre nos aguarda quando achamos que tudo já esta bom. Ao pé que partimos ao encontro de algo, esse algo vem também ao nosso encontro. E se o sorriso fora possível muito ainda o aguardara.Uma ligação de quinze minutos ainda o faria sorrir e cantar.
Cantar... O ato constante ainda não realizado no opaco dia da marcha, o sete de setembro.Sim, um sorriso muda tudo. E o inesperado é sempre muito bem vindo, e que esse o seja também. Muitos vão indo, enquanto muitos vêm chegando: é natural sorrisos e lágrimas no final. No entreato um mundo de gente, um mar de coisas e uma gama de gostos e cheiros, um molhe chaves e muitas portas a serem abertas, que darão a mil e um caminhos querendo ser desbravados.
Muitas peças podem parecer faltar todos os dias, mas “sorria e talvez amanhã você verá o sol vir brilhando através de você. Ilumine sua face com alegria. Apenas sorria.”



Raffael Silva.
2 Responses
  1. Um sorriso muda tudo mesmo. Um dia desses, estava eu a andar pelo centro do Rio de Janeiro e, ao entrar, num prédio vi um adesivo bobo daqueles "sorria, você está sendo filmado". Ia passando, quando decidi voltar e olhar para o adesivo desafinado, colocado num canto, manipulando silêncios de quem entre e sai. Foi quando, magicamente, anunciei o falecimento de minha tristeza. Traindo-me com uma força abismal, num relâmpago, eu sorri! Naquele momento eu descobri que o sorriso é a única arma para os infelizes caminhos que destroem a felicidade. Meu problemas não foram embora, mas aprendi que, quando eu não posso solucioná-los, nada adianta, e nem se justifica, abster-me de afetos e principalmente de um lindo e álgebro SORRISO!

    Adorei seu texto amigo... cada vez está escrevendo melhor! Saudade sempre, desde o último segundo que lhe vi!!!


  2. Denis Says:

    Hey, kd os posts??? quero novidades heimmmm rsrs
    Abçs