"Me ensina a não andar com os pés no chão"


Era apenas mais um dos comuns dias de aula e trabalho duro – logo cedo de pé, e já tarde exausto - tendo em uns poucos minutos todas as atividades diárias repensadas na cabeça enquanto se aproxima da estação da linha férrea. Na escada - molhada pela forte chuva, de uma comum “louca estação carioca” atemporal - um sombrio torpor invadira todo o seu corpo quando se deparou com um papel dobrado de letra muito familiar.
Olhando, aos cantos dos olhos, viu que na ecoante e vazia estação os poucos presentes não lhe depositavam o olhar. Esgueirou-se a pegar o papel e não resistiu, logo em seguida, por lê-lo.
Ele não constatou nada naquele texto de sentimentos expostos - não era identificável. Não dizia ser uma carta – só sabia que todo o seu corpo ficara paralisadamente arrepiado ao ler cada uma daquelas frases.
“Ela virou meu mundo de cabeça para baixo. Coloriu meus dias pintados de preto e branco. Trouxe luz e dissipou a névoa perfumada que me cercava. Seu olhar me tira o ar e seu sorriso me emudece. Estático, quase que flutuo em tua presença e nem noto. Teu beijo... Ah, teu beijo! Quisera eu poder tocar com suavidade teus lábios com os meus! Se suas mãos quando tocam nas minhas, sua voz quando me chama pelo nome já me estremecem, que dirá teu beijo?
Uma convulsão de sentimentos me atormenta e me inebria. Nada sei; a não ser que me apaixonei. Quando e como - nessa louca jornada de ter apenas te visto - não sei bem dizer ao certo. Mas a lembrança de seus dedos deslizando a franja ruiva para de trás das orelhas quando, pela primeira vez, simultaneamente, nos olhamos, não sai de meus sonhos, desde aquela quinta-feira!
Como gostaria de ter a coragem de dizer que esse nada que sou gostaria de ser tudo para você, e quanto medo tenho de ser repelido como um inseto.
Os valões que já estive ainda podem tentar manter sua influência sobre mim. Mas, na última vez que os visitei: tudo que mais queria era o deleite de sua companhia. A cada minuto, a cada passo, por todo canto desejei estar na limpeza do aconchego do lar e logo poder olhar a única foto que tenho de ti e fazer valer minha noite. De nada adiantavam os flashs, se minha luz não estava comigo.
Quando te vejo a conversar com outro, prefiro virar-me: a ânsia de voar no pescoço dele e gritar que eu a amo; mandando-o manter a distância e diminuir os risinhos fogosos poderia me levar a um ato imperdoável por você e por mim mesmo.
Não sou capaz de matar uma mosca se quer nessa vida, mas por você eu me daria o trabalho de até criá-las, se fosse preciso.
Quero que me note, que se permita me ver, mesmo que molambento, como estou. E que possa essa imagem manifestar, em você, o encantamento que a sua causou em mim.
Queria conhecer teus gostos e cantar para ti a tua canção preferida, presentear-lhe com a edição nova do livro que mais gostou de ler. Mas sem o desejo de comprá-la: que me entenda bem! Pessoas como você - anjos que amam – transcendem os valores mundanos, humanos e sociais. Vocês perpassam o místico e nos acrescentam ainda que imóveis.
Eu - tolo - transformei isso tudo em paixão. Pedi ao mágico que ao ‘fim do espetáculo’, não deixasse meu corpo estirado (por conta da mágica que deu errado) no chão da arena, largado, e que o enfurnasse na cartola junto ao coelhinho e ao pombo. Para que ao público a errante mágica fizesse sentido, era melhor fingir que tudo fazia parte do teatro e que me deixasse então na mão do palhaço, pois esse saberia o que fazer.
Às vezes, me pego a pensar em teu nome e os mais belos circundam minha mente:dos mais doces sabores às mais cítricas frutas.
Em pouco tempo posso dizer que te devo muito: ‘você salvou a minha vida’!
Teus pés fincados na rocha me ensinaram a tirar os meus do chão, nas necessidades.
O que falta para você estar ao meu lado? Seu coração bater por mim, não é verdade!?
Eu te espero (um mês, um ano ou dois) quanto tempo for?!
Que o marcador de páginas dos próximos capítulos marque sempre as páginas que tenham seu nome; e se depender de mim, a partir daquela quinta feira, serão todas.
Mas como nem tudo é como se quer ou deseja, e todos sabem bem disso: ainda vivo o anseio de ser seu.”
Ainda trêmulo se punha a imaginar a fascinabte mulher da carta. Por falta de firmeza já também nos pulsos, essa voltara ao chão; enquanto que imediatamente o trem pôs-se à estação. Duas alternativas: correr e pegar a folha que longe estava ao vento ou embarcar e permitir - quem sabe- que a dona da inspiração deveras encontrasse. No desejo maior de chegar a casa, seus pés deram mais um passo e pela janela do trem, que partira, nada mais ele vira.

Raffael Silva
11 Responses
  1. "O que falta para você estar ao meu lado?" Pergunta que fica inserida num abismo de possibilidades. Pode nao faltar nada e pode faltar tudo ao mesmo tempo. A verdade é que, em todos nós, existe, como diz Ana Canas, uma porção de mulher, de bruxa, princesa, diva, entre outras. O mundo é feito de "aparências" de real. Dentro de nós, assim como dentro de qualquer ser humano, há uma caixa bem guardadinha, que fazemos questão de esquecer bem no fundo de nossas almas e outra que fazemos questao de mostrar. Assim, a gente mostra a princesa e guarda a bruxa. A gente esquece que temos uma infinita linhagem de máscaras, pessoas, personagens.... inseridas dentro de nós. A espera se propaga à medida que a luz clarifica o ser. Nesse jogo, as mais belas cartas de amor se tranformam em algo vazio e aqueles guardanapos sujinhos de boteco, de beira de estrada, tornam-se uma verdadeira "poesia de amor". Cabe-nos "saber" o que estamos a ler e o "queremos" ler..... Por isso, é que prefiro deixar o meu corpo ficar Odara! rsrs


  2. Unknown Says:

    lindo texto,desperte o escritor que está dentro de voce .quero estar em sua tarde de autógrafos.rsrsrs bjs Cris


  3. Unknown Says:

    Meu caro, escrever, não é pra qualquer um, mesmo para aqueles que queiram...não é só uma questão de escrever...é uma questão de dom, índole, senimento....e você é o cara! Tem tudo isso e muito mais!
    Parabéns! Abraço!

    Tony Figueira.


  4. Fanni Says:

    O Texto é Tão lindo como um Sonho Bom ...


  5. Texto emocionante com mensagem subliminar de quem privilegia o amor acima de tudo. Aquele que escreveu a carta, se editor fosse, faria de sua musa a capa da revista e, certamente, compraria todas as edições.

    Parabéns!


  6. Muito lindo, Rafa, parabéns! Quisera eu ser a mulher que inspirou tais palavras... No fundo somos românticos e disposto a viver um grande e incondicional AMOR.

    Cris,


  7. Bêeh Says:
    Este comentário foi removido pelo autor.

  8. Bêeh Says:
    Este comentário foi removido pelo autor.

  9. Unknown Says:
    Este comentário foi removido pelo autor.

  10. Unknown Says:

    "Eu não escrevo pra ninguém e nem pra fazer música. E nem pra preencher o branco dessa página linda. Eu me entendo escrevendo e vejo tudo sem vaidade. Só tem eu e esse branco ele me mostra o que eu não sei. E me faz bem porque não tem palavras, por mais que eu tente, são só palavras, por mais que eu me mate, são só palavras!"

    Palavras não falam by Mariana Aydar

    É tão fácil notar o sentimento que flui das suas palavras simples. Simples como o amor, como a esperança, como a vontade de dar certo!
    Vontade de dar certo, é o que esse seu texto lindo me desperta..."por mais que eu tente, são só palavras..."

    Amo tanto...


  11. Polianna Says:

    Rafa que maravilhoso, Parabéns por esse texto fascinante. É profundo, mexe com quem ler.
    Adorei!! Lindo!!