"A ditadura da beleza"



Por onde anda o Intelecto?
Não o encontro mais pelas ruas...
Deveras tenha ele andado por aí disfarçado de beleza...
Deve ter se cansado de viver sozinho e de ser assaltado.
Tentando ainda manter-se inteiro, anda por aí disfarçado.
Aliando-se aos que pensam que a imagem é tudo.
Escondendo dos bobos os relógios e mostrando só os espelhos.
Porque sabe que é fato: a beleza passa e o que fica
é a nossa vivência, o nosso conhecimento e a nossa alma.
A alma é imortal, pena que as pessoas esqueceram disso.
Buscam a cada dia a perfeição própria e alma gêmea pelo lado de fora.
Aí se casam, engordam e descobrem que não se amam.
O amor hoje tá muito comum...
Acho até que o encontro numa banca de frutas, na feira de domingo.
Na verdade o pseudo-amor e o amor-maça eu mesmo já vi vender!!!
E é por isso que o intelecto tá disfarçado:
Tá cansado de ser invisível no mundo dos espelhos,
Onde o belo passa no tapete vermelho
E o resto passa nas vielas loucas da vida, pulando poças d'água.
Onde Beleza Intelectual virou piada;
Pois não importa se uma pessoa bonita pensa:
ninguém quer mesmo que ela fale nada!
O intelecto é um velho amigo meu.
De vez em quando o encontro, mas só mesmo ele e eu.
Nunca o vi mesmo por aí conversando com as pessoas.
Só com umas seletas, bem poucas.
Mas na verdade tem é muito tempo que não o vejo.
Só temo que, estando mesmo disfarçado,
Nem por um velho amigo possa ser encontrado.
Maquiado ao extremo, e sucumbindo aos padrões...
Possa ter se tornado mais um engraçado e deplorável hipócrita
Que mente a si mesmo a necessidade de ser belo
E acaba se tornando mais um idiota.
Enganando aos outros que não pensam em nada
E acreditando, ele mesmo, em cada palavra que fala.
Se, de fato, conseguiram prender uma mente
Nos campos de concentração das academias de musculação
Talvez eu possa acabar encontrando o intelecto
alternando comigo uma série no aparelho de supino reto.
E na ditadura da beleza, que vivam sem medo
Aqueles, mas somente aqueles
Que já sabem que não podem ser perseguidos,
E nem, se quer, humilhados.

Raffael Silva e Francisco Doria
10 Responses
  1. RICOPEDRA Says:

    Adorei,muito certo,com sentimentos,rasões e sabedorias,um mixer de emoções.


  2. RICOPEDRA Says:

    Adorei,muito certo,com sentimentos,rasões e sabedorias,um mixer de emoções.


  3. Unknown Says:

    É...

    Como não perceber essa realidade ao nosso redor?
    Todo dia nos deparamos com espelhos por todos os lados refletindo o que somos ou o que queremos ser para o mundo...

    Resta saber se há equilibrio entre o que queremos e o que somos?!

    Mas é bem por aí filhote, amor é uma palavra gasta! As vezes nem sei o que ela quer dizer realmente quando a ouço!!!

    Mas ainda assim....Lov u!


  4. Rudson Dias Says:

    Adorei..!Também acho que o amor está sendo muito banalizado nosdias de hoje, concordo plenamente quando no texto diz: As pessoas casam, e depois engordam e o amor acaba.?Mais contudo contudo...O amor é tudo nesta vida, é só saber lidar com ele e não deixar o interior falar mais alto...Parabéns Raffael, belo texto..!


  5. Denis Says:

    Droga! Logo agora q consegui entrar na academia vc me faz pensar eh????
    rsrsrs
    Oxi Oxi Oxi!
    Pensou q eu ia esquecer desse grande amigo filósofo aqui????
    E num eh q eu encontrei um dia, um intelecto perdido por aí pela net, ou msm passeando pela orla de Copa/Ipanema hehehe

    Mais um belo texto, dessa vez em parceria neh? Axo q eh a primeira vez...

    Abçs


  6. show de bola!!! mandou muito amigo!!! Quem dera pudessemos enxergar o outro lado da beleza, aquela que nos anuncia o lado oposto da moeda, que nao põe mesa, mas põe alma em tudo o que vê!

    abraços!


  7. Raiana Says:

    Vi que vc é o dono da comu do Bruno Camurati e preciso muito da sua ajuda, eu sou coordenadora do grupo de jovens J.O.V.E.M. - Jovens em Oração e Vivendo o Exemplo de Maria, de Brasília-DF da Paróquia São Paulo Apóstolo.
    E Como disse eu coordeno um grupo e nesse sábado nós vamos fazer uma reunião em que queremos usar a música "Se fosse mais fácil" mas estou tentando achar a cifra dela e não acho em lugar algum, pensei em como achar e nada melhor do que ir direto a fonte né? rs nossa reunião será nessa sábado agora [19/06] então vc podia me fazer um imenso favor e me mandar a cifra até amanhã? :D é URGENTE
    Sei que pode estar muito em cima e talvez vc nem veja a tempo o recado mas se vc ver manda pro meu e-mail: raiana_gois@hotmail.com o quanto antes por favor

    Se vc ver o recado dps tudo bem ;) obrigada, valeu desde agora
    Beijos, fica com Deus!


  8. Donna' Says:

    Profundo, porém dosado. (Perfeito)
    Diz o que a massa precisa saber!
    Que a beleza, por mais que tentadora, é brinde. Um dia você cansa de brincar com ela, percebe que precisa de mais que só estar dentro dos padrões estéticos. ^^'
    Enfim, nada que se compare ao seu (e acho que meu também) amigo intelecto.
    Sem mais,
    Adoreei!


  9. Polianna Says:

    Incrívelmente belo!
    É demais como você enxerga os detalhes, isso é fazer a diferença.

    É mania das pessoas olhar o externo, apenas o externo no outro.
    E ainda dizer que é amor, sem mais nem menos, apenas diz. Quando a realidade chega, o momento talvez de "hoje não quero me preocupar com isso" (a beleza) dizem que se enganaram com esse "outro". Como pode?

    Lindo o que você escreveu.
    BJ


  10. Letícia Says:

    Marido.....
    tá na hora de atualizar....

    sempre venho aqui ver se tem algo novinho.... e.... nada...rs
    Atualiza??

    Te amo!